O Queijo

Definição do Queijo

O Queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vaca, cabras, ovelhas,búfalas e/ou outros mamíferos. O queijo é obtido pela  coagulação do leite. Sendo esta feita por acidificação ou ação fisica empregando uma enzima para transformar o leite em coalhada e soro.

O Ministério da Agricultura no Art. 598 RIISPOA, define o queijo como sendo:

“ Entende-se por queijo, o produto fresco ou maturado que se obtém por separação parcial do soro do leite ou leite reconstituído (integral,  parcial ou totalmente desnatado), ou de soros lácteos coagulados pela ação física do coalho, de
enzimas específicas, de bactérias especificas, de ácidos orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem agregação de substâncias alimentícias e/ou especiarias e/ou condimentos, aditivos especificamente indicados, substâncias aromatizantes e matérias corantes.”

§ 1°. Entende-se por queijo fresco oque esta pronto para o consumo logo após a sua fabricação.

§ 2°. Entende-se por queijo maturado o que sofreu as trocas bioquímicas e físicas  necessárias e características a variedade do queijo.

§ 3°. A denominação Queijo esta reservada aos produtos em que a base láctea não contenha gordura e ou protéina de origem não láctea.

§ 4°. Devera ser atendido o regulamento técnico de identidade e Qualidade específico, oficialemtne adotado.

 

Atualmente, existe um número imenso que variedades de queijos, que vamos classificar em 4 grupos principais: Sendo os queijos duros, queijos semi-duros, queijos frescos e as especialidades.

Em cada classificação vamos descrever as caractéristicas principais, o modo de fabricação e naturalmente um pouco de história, afinal precisamso saber de onde vieram e como se destacam no nosso mundo moderno.

 

Desejo a vocês uma boa leitura.

 

Tenha um ótimo dia,

 

Edmar Caetano

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>